terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Terá cumprido a sua função

Não sei muito bem por onde começar, mas ultimamente tenho sentido a sua falta, tenho sentido saudades da maneira como o professor dava as suas aulas de inglês, saudades de como acalmava a turma, saudades das conversas que tinha connosco, saudades, saudades e mais saudades. Tivemos cerca de 2 anos juntos, foi aquele director de turma mais especial. Mais que especial em que sentido? Bem nem eu sei dizer ao certo, acho que foi por ser daqueles professores que nos compreendia e quando não achava que estávamos a agir de maneira correcta dizíamos, falava connosco e tentava-nos alertar, foi aquele professor que me deu confiança para eu lhe contar tudo, se houver algum problema e não saiba a quem contar podem ter a certeza que é ao professor Pedro porque ele tem uma maneira especial de nos dizer as coisas, maneira especial de nos explicar. Num dia que já nem sei qual foi, mas acho que foi no meio do 3 período de 2008 o professor começa a falar connosco até a parte que nos diz que tem de ir para fora ( Bruxelas) e que vai ser tradutor, bem a noticia caiu um pecado em “seco”, e nesse mesmo momento permaneceu um grande silencio assustador na sala de aula mas logo de seguida eram tantas as perguntas… Bem momentos que se pudessem saiam da minha cabeça… mas depois como um gesto de carinho o professor no ultimo dia de aulas ofereceu-nos uma carta que escreveu para nós que dizia: “ Agora que finalmente chegámos ao fim de mais este ano lectivo, queria, apesar de tudo, agradecer-te, pedir-te desculpa e fazer-te um pedido.Queria agradecer-te pela paciência que tiveste para levares este ano até ao fim. E não estou a ser irónico. Quero que saibas que compreendo e aprecio o esforço que foi para ti vires até à escola, desligares a televisão ou o computador, deixares lá fora os amigos, a bicicleta, o sol e o vento, levantares-te cedo, muitas vezes com chuva e frio, apanhares um autocarro apinhado, e tudo isso em troca do duvidoso beneficio de teres alguns professores a zangarem-se contigo e com os teus colegas por causa de coisas que te parecem perfeitamente naturais, enquanto falam de assuntos que só muito remotamente te interessam ou para os quais não vês qualquer aplicabilidade prática no teu futuro… Seja qual for a tua decisão, espero sinceramente que ela te traga tudo o que imaginaste. Espero que um dia descubras que a escola te ajudou um pouquinho a tornar os teus sonhos realidade. Si assim for, ela terá cumprido a sua função. “ e foi assim que o professor terminou, confesso que ate me emocionei um pouquinho, mas é assim a vida o professor escolheu o melhor para si :)

2 corações:

N R disse...

A escola ajuda sempre embora, por vezes (ok, a maior parte do tempo) pareça uma grande seca.

My Overdose disse...

O vosso ex-DT e meu ex-vizinho parece que sabe perfeitamente o que é a escola para nós e que na maior parte das vezes é quase um sacrificio!
Tambem quero um DT assim xD

Gostei ^^