terça-feira, 21 de abril de 2009

A aula de EMRC chocou-me

Ontem á tarde depois da aula de EMRC enquanto vinha para casa sozinha comecei a pensar na conversa que a professora tinha tido connosco.
Começamos um novo tema, “O meu Ideal” e a professora confessou que não sabia como começar a falar connosco sobre o mesmo, mas afinal depois começou da melhor forma que poderia haver, de uma forma que me toucou a mim e que de certeza que tocou a todos os meus colegas.
Começou por revelar que no passado fim-de-semana foi ao seminário ouvir relatos de vida e quando um jovem de 26 anos subiu ao palco para relatar o seu testemunho de vida a professora descobriu a melhor maneira como nos falar sobre “O nosso ideal”. Não sei ao certo contar a vida daquele pequeno grande lutador, mas sei que me arrepiei assim que a professora começou a contar a sua história de vida.
As lágrimas estavam mesmo á pontinha dos olhos mas aguentei-me para não caírem porque senão já sei que iam começar todos a dizer que sou choramingas.
Disse que não iria contar o testemunho mas ate vou contar por palavras minhas o que a professora nos contou.
“Daniel” nasceu apenas de 5 meses e sua mãe tinha na altura 14 anitos, era muito jovem. “Daniel” nasceu sem pai e como a mãe era muito nova teve de o deixar com os tios no Brasil. Já com 8 anos o pobre rapaz ficou a saber que a mãe vivia na rua com o seu irmão mais novo então tentou ajuda-los mas como era muito novinho não conseguiu, e foi a revolta que estragou a sua vida. “Daniel” começou a fazer coisas que não eram próprias para a idade, fumando, bebendo e ate se drogando.
Depois de uma noite em que ele e mais uns amigos foram para uma festa “Daniel” chegou muito mal a casa e no outro dia de manha ainda se encontrava embriagado, ouviu bater á porta e foi abrir. Era um amigo que o convidava para ir á missa, mas “Daniel” não queria ir como o amigo insistiu ele teve mesmo que ir. Ficou no último banco porque as pessoas se afastavam todas dele devido ao cheiro e ao aspecto que tinha. Como é normal em todas as missas á sempre alguém que vai ler e nesse preciso momento deus provou-lhe que existia porque um rapazito subiu e apontou para Daniel dizendo-lhe umas palavras da bíblia que “Daniel” já tinha lido á algum tempo. Apartir de ai “Daniel” acreditou em Deus e que este o estaria a ver e a ajuda-lo. Nunca mais fumou, bebeu álcool e nunca mais se drogou. “Daniel” começou a ajudar todas aquelas pessoas que viviam na rua, sem família, sem carinho etc. No primeiro dia em que foi fazer ajuda comunitária encontrou um mendigo e teve necessidade de o levar para casa e de lhe dar de comer. O pobre mendigo teve necessidade de falar com ele e nesse preciso momento juntos descobriram que eram pai e filho. Ninguém consegue imaginar como e que esta historia me tocou..
É óbvio que a história de vida de o rapaz não foi mesmo assim como eu contei, mas acreditem que foi muito mais chocante e este testemunho consegue provar que Deus existe porque se deus não existisse acho que o “Daniel” não conseguiria ter sobrevivido a tudo. Ó é uma pessoa muito forte de cabeça ao então não sei. Eu não era capaz de sobreviver a metade do que este lutador sobreviveuEstou sempre a dizer que não gosto da minha vida mas depois de tudo o que a professora me contou eu adoro a minha vida. Problemas todos nos temos mas como aquele jovem nunca tive.

4 corações:

Rodolfo disse...

É realmente um grande testemunho. Não se essa será a melhor explicação para a existência de Deus mas é sem duvida um grande prova de que existe algo que nos pode iluminar nos piores momentos da nossa vida, por vezes nos tentamos colocar-nos na pele destas pessoas que tem grandes experiências de vida e pensamos que não teríamos essa capacidade para de sobrevivência o de superação dos problemas, mas a verdade é que só passando pelos problemas é que sabemos se somos ou não capazes de os resolver! Bjo

maria miguel disse...

fiquei parva com este testemunho, a sério. e deu-me inspiração para um texto, talvez mais tarde.

beijinho *

U disse...

Ainda há quem se queixe da sua vida.. Eu não acredito em Deus, se não se calhar dava-me uma ajuda também. Mas duvido que diga meu nome x) *

N R disse...

Um grande Homem mesmo. Esta história inspira-nos a todos. È bom saber que ainda há gente que apesar de tudo o que lhe acontece têm ainda forças para lutar e ajudar os outros.